Nani Natação Infantil

Como ensinar o nado peito?

A principio o nado peito pode ser relaxante para algumas pessoas, contudo para outras é difícil por conta da pernada.

Para ensinar gostamos de ir por partes, posteriormente juntamos todas as peças que resulta no nado completo com mais facilidade.

Braçada do nado peito

Primordialmente a braçada pode receber o apelido de mexe o caldeirão ou braço do coração, ensinamos desde da primeira aula.

Para isso temos uma musica para ficar mais lúdico:

Mexe o caldeirão, mexe o caldeirão

Mexe o caldeirão para soltar um borbulhão! (Bolinhas)

Quando são pequenos usamos apenas o nome mexe o caldeirão, ainda mais por conta da música.

O movimento é do nado, contudo simples sem muita técnica para começar, pense em exigir uma boa amplitude.

Os dois braços fazem o mesmo movimento simultaneamente, dessa forma facilita no aprendizado. A respiração é livre, peça para fazer várias braçadas antes de respirar, e a perna ainda continua a do crawl.

Enfatize que o braço precisa finalizar com as mãos juntas passando pelo meio do tronco, para começar um novo ciclo.

Conforme as crianças estiverem maiores, pedimos que ao iniciar a braçada não passe pela linha da cintura, que faça o movimento pelo peitoral.

Dessa forma com o passar do tempo vai refinando as técnicas do nado e respeitando o limite de cada criança.


A pernada acaba sendo introduzida um pouco mais para frente, assim ela é mais elaborada e precisa de uma boa coordenação.

Respiração do nado peito

Como a respiração é frontal, facilita na hora do aprendizado. Bem como ela precisa ser feita na hora certa da braçada.

Ensinamos que quando for preciso respirar, faça quando estiver iniciando a braçada e a cabeça precisa voltar antes de finalizar.

Quando são pequenos eles fazem várias braçadas com a cabeça submersa, isso deixa a braçada limpa e também vai melhorando a parte respiratória.

Dessa forma ao observar que podemos refinar um pouco mais, pedimos para fazer a respiração em todos os ciclos de braçada, sem deixar de fazer um bom aproveito do deslize do nado.

Pernada do nado peito 

Assim que a criança estiver madura o suficiente para aprender a pernada, iniciamos ela de maneira isolada. Nesse sentido enfatizamos toda atenção da criança para fazer o movimento certo da perna.

Ela também pode receber o apelido de perna de sapo, por ter uma grande semelhança com o movimento que o animal faz quando está nadando.

instruções que passamos:

Colocamos a criança deitada no tapete fora da piscina, fazendo o movimento para ela e narrando cada passo.

“O pé precisa ser de palhaço, com os dedos virados para a parede. Com os dois pés você chuta o bumbum e abre grandão”.

Dizemos de uma maneira simples e lúdica, pontos de referencia para a criança tentar reproduzir. Depois de explicar o movimento pedimos para pegar as pranchas e segura na pegada alta, fazendo o deslocamento utilizando apenas a pernada do peito

A questão da posição do pé precisa estar correta para conseguir fazer o deslocamento de maneira eficiente, quando associamos ao pé do palhaço a criança consegue entender que não é igual ao do crawl/costa, sim de um palhaço que anda com os pés para fora.

Ao nadar o peito por completo, as correções vão acontecendo durante o deslocamento, primeiro a braçada depois a pernada.

Com a pratica vai ficando mais natural e eles vão entendendo como deve ser feito. Sempre trabalhe todos os estímulos e maneiras diferentes para as crianças poderem assimilar.

Crianças adoram desafios

Para incentivar a ter um bom aproveito do esforço da braçada e pernada, desafiamos as crianças a se deslocarem até o outro lado da piscina com menos quantidade de movimentos.

Ao faz um ciclo de pernada e braçada, finalizando no streamline (quando o corpo fica todo reto na superfície da água, com os braços estendidos acima da cabeça e as mãos sobrepostas).

No nosso instagram postamos varios videos colocando tudo em pratica. Segue nosso perfil @nani.natacaoinfantil.

Veja mais posts aqui