Nani Natação Infantil

Como ensinar o nado borboleta?

O nado borboleta exige força e técnica, ele dá sua forma mais simples pode ser aprendida desde pequeno e com o tempo ficando mais técnico.

Lembre-se sempre de respeitar o processo de aprendizagem e o nível motor de cada criança.

Ondulação do nado borboleta

Crianças a partir do 2 anos já conseguem aprender a fazer a ondulação, podemos chamar de minhoca ou sereia para ficar mais lúdico.

Para fazer esse movimento ensinamos com os braços colados ao corpo assim fica mais fácil de fazer a ondulação.

Mostre como é feito o movimento e tente sempre associar a maneira lúdica que queira chamar, assim entenderam que não pode bater perna ou usar os braços, afinal minhoca não tem perna e não tem braços.

É normal que nas primeiras tentativas eles tentem fazer o movimento usando as pernas ao invés do quadril, pois necessita de uma boa consciência corporal.

Lembre-se sempre de dar todos os estímulos, então fale como precisa fazer, mostre como é feito e ajude quando eles estiverem tentando fazer.

  • Exercício para aprender a fazer a ondulação do nado borboleta

Primordialmente um ótimo exercícios para aprender a fazer a ondulação é com o espaguete.

Posicione na linha do quadril e peça para seu aluno tentar afundar o espaguete, o próprio material vai trazê-lo para cima.

Assim, ele vai compreendendo que o movimento não é feito com as pernas e sim com o quadril.

Contudo, varia entre com e sem o espaguete, para conseguir fazer a reprodução sem o auxilio.

Ondulação com as mãos na frente, essa simples modificação dos braços já dificulta na hora de fazer o movimento, mas é necessário aprender para colocar a braçada do nado no time certo.

Para dificultar um pouco mais, a ondulação pode ser feito com a ajuda da prancha. Segure em pegada baixa e faça o movimento, trás mais dinâmica a aula e também consciência corporal.

Braçada do nado borboleta

A braçada do borboleta é feito com os dois braços simultaneamente, exigindo força e e habilidade.

Aconselhamos a ensinar depois que eles já entenderam como faz a braçada do nado crawl, mesmo sem a técnica da respiração lateral. Assim facilitando o entendimento no movimento, por tem uma certa semelhança em ter que tirar o braço da água.

  • Educativos para aprender a braçada do borboleta

Em primeiro estante pedimos que sempre que fizer uma ondulação faça uma braçada, com o tempo vai ocorrendo a sincronização entre a pernada e braçada.

Um outro exemplo seria dar o comando de toda vez que precisar respirar na ondulação fazer uma braçada, ou seja utilizamos como forma de aprender a respiração do nado.

A braçada do borboleta também pode ser apelidada de braço do gavião, assim os pequenos podem fazer uma associação com o animal, que tem suas asas grandes e vão entender que a braçada precisa ser o maior que eles conseguirem.

Em seguida quando já tiveram com esses educativos bem estruturados e conseguirem seguir mais comandos, fazemos o educativo;

Duas ondulação uma braçada, duas ondulações braçada com respiração. Assim, eles conseguem fazer a ondulação com calma, com a técnica correta e dessa maneira também fazem uma braçada limpa e a do próximo ciclo com respiração para deixar o nado mais fluido, e entendo todas as fases.

Fizemos uma musica para ficar mais fácil decorar todas as etapas.

Duas minhocas gavião, duas minhocas respiração.

Dicas para ajudar a deixar o nado borboleta mais técnico

Peça para eles sempre tentarem projetar o corpo para frente na hora da braçada, nunca para cima. Então, fazendo isso o corpo não afunda na água, cansa menos e o seu deslocamento mais eficiente.

Comece o nado sempre com as mãos estendidas na frente na altura dos ombros, assim quando terminar de fazer a ondulação a braçada já sai correta.

O nado borboleta é considerado o mais lindo de todos, porem domina-lo exige empenho e dedicação.

Postamos um vídeo no nosso Instagram colocando em prática esses exercícios e educativos. Segue nosso perfil @nani.natacaoinfantil.Pi

Veja mais posts aqui